JOSEMAR ARTIGAS, curitibano do segundo alto da XV, nasceu em 7 de setembro de 1983. Iniciou seus estudos musicais ao piano em 1990, com a professora Maria Ignês Scavone. Nessa época, a vitrola da avó já o hipnotizava. Ney Matogrosso, Nelson Gonçalves e alguns fados portugueses eram os mais tocados na agulha. Com 15 anos deu início aos primeiros rabiscos poéticos no papel.
Já no ano de 2002, Josemar participou da gravação do trabalho intitulado Olhar, no Teatro da Reitoria em Curitiba, do grupo vocal Nós em Voz. Logo depois se desligou do grupo e começou a se dedicar somente aos estudos de violão.
Sofrendo a influência forte do som do tambor de crioula e do maracatu, em 2005, Josemar começou a desenvolver seus primeiros trabalhos autorais. Entre muitas canções destacam-se a música Baiá e Mãe d'água, ambas com temas referentes a cultura do estado do Maranhão. Dois anos depois, musicou alguns poemas do dramaturgo mexicano Emilio Carballido, pertencentes a peça teatral Orinoco, para o grupo teatral A Armadilha. Em 2009, começou a trabalhar na MSC Cruses, retornando ao Brasil somente no final de 2010.
Com o retorno às terras tupiniquins, o viajante de outrora criou o grupo de música portuguesa Baixo Mondego, tendo como parceira do projeto a amiga e cantora Laura Henz. Em paralelo, Josemar retomou seus estudos musicais com o amigo Luciano Romanelli. Participou, em 2012, do projeto Adoráveis Compositores Vol.4, produzido pelo músico Rodrigo Augusto, que ocorreu no Wonka Bar, em Curitiba. Já no ano seguinte, Josemar ingressou no curso de Bacharelado em Música Popular na UNESPAR / Faculdades de Artes do Paraná e ficou entre os compositores finalistas do 26° Festival Universitário da Canção (UEPG).
Durante seu período acadêmico, Josemar ajudou a criar o Trio Los Comparsas, com os amigos Laíze Guazina e Márcio Mattana, em 2014. No ano seguinte, criou também o Clube do Baixo Guaíra, com os colegas de turma Igor Ribeiro e Rafa Pelón. Em paralelo, o músico acadêmico foi selecionado no edital Paranatemancalha do grupo Fato e teve suas músicas inseridas no show Próximo, onde dividiu o palco com os músicos do projeto.
Atualmente, Josemar  é casado com a atriz Giulia Crocetti. Leciona aulas particulares de violão e teoria musical na Chordata Musical. Pertence ao Trio Los Comparsas e ao Clube do Baixo Guaíra. É aluno do quarto ano do curso de Bacharelado em Música Popular.

* Atualizado em 11/16